quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AUSÊNCIA DE ÉTICA NA VIDA DE ALGUNS PROFISSIONAIS ANGOLANOS

O dicionário diz-nos que a Ética parte da filosofia em que se estuda os princípios, fundamentos e sistemas da moral, tratados dos deveres; e a Ética é a vida profissional. Esta matéria compõe normas que regem as relações entre as pessoas, profissionais entre si e com os seus pacientes.

A Ética profissional tem sido nos últimos tempos muito falada e discutida dentro de algumas sociedades e a sociedade angolana não fica de parte tudo por causa dos vários tipos de problemas sociais ligados aos trabalhadores executados por profissionais de diversas áreas (profissionais da sociologia, da economia, da política, da psicologia, da engenharia, de direito entre outras áreas do saber) e até ao momento os órgãos da comunicação social têm divulgado estes problemas sociais como, o elevado índice nalgumas instituições públicas (certos casos de policiais corruptos, políticos que por causa da ganância e ambição no poder trazem grandes prejuízos para a sociedade, salários miseráveis nuns sectores e excelentes para outros, saneamento básico precário, um crescimento económico que não se traduz no Indicador do Desenvolvimento Humano/IDH, sistema de saúde menos aceitável entre outros problemas, que carecem a maior conduta dos políticos, empresários) e até mesmo dos funcionários públicos que muitas das vezes denigrem a imagem do ser humano e isto cria um constrangimento público e privado inevitável.

A falta de Ética na vida de muitos profissionais angolanos leva-os a praticarem acções que desabam uma boa conduta técnico e profissional, ferindo o património do Estado, trazendo à natureza social cuja a reparação fica aquém da realidade, a quebra de valores ético e moral, o desporto ao ser humano/uma acção que prejudica o seu próximo e em muitos os casos estes profissionais não reflectem os seus actos (…).

A Ética profissional comporta normas estabelecidas, e cabe ao Estado contribuir na informação e formação dos seus cidadãos por meio de associações profissionais e cabe aos cidadãos saberem recebê-las. A Ética também passa necessariamente por uma boa base de educação familiar. Uma vez cumpridas as regras da Ética temos o meio caminho andado para uma sociedade organizada e inclinada para um bem colectivo.

A par do que já referimos, um outro dado interessante é aquilo que chamamos de quebra de fronteira ou simplesmente a Globalização, que por sua vez acarreta alguns aspectos negativos, como o efeito estufa e os seus efeitos no planeta, a preguiça mental no mundo académico e muito mais, para além dos pontos positivos que facilmente detectamos (…).

Segundo Francisco de Assis dos Santos[1] a Ética reflecte o que você é dentro de você, para você e o seu próximo, portanto cultive em você atitudes, que reflictam uma pessoa que é um ser humano, que pode ser reconhecido como ser humano, que pensa no que vai fazer. O mesmo autor faz referência da seguinte frase latina: mundus est omnium – o mundo é a pátria de todos.

Dr. Benvindo Luciano
Email: benvindoluciano@yahoo.com



[1] Perito Judicial Brasileiro com Serviços Prestados a Justiça do Trabalho, Justiça Civil e Justiça Federal.

1 comentário:

  1. Obrigado por teres feito o blog, ajuda bué o pessoal!!!
    Continua assim k vais bem
    Bjinhos e toca a economizar!!!
    Estudante de "DIREITO" 1ºAno
    Pós-Laboral

    ResponderEliminar