quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A GESTÃO DO TEMPO

Este é um assunto que muito cidadãos precisam de ter uma mínima ideia o quão custa o desperdício quando se está a realizar um determinado projecto ou plano em que o tempo é um dos elementos determinantes para além dos recursos humanos e técnicos. Daí a célebre frase”o tempo é um recurso escasso”.
Em termos conceituais, a gestão ou simplesmente gerir, é ter a noção, ideia e a capacidade direccionar um projecto cuja  finalidade é num primeiro plano a satisfação pessoal. Toda e qualquer actividade humana requer ter o domínio acima de tudo do tempo, para além de outros condimentos que podem ser úteis, como, o espaço, geografia, história, psicologia, sociologia, etc. A ideia que temos, é que a gestão do tempo consiste na descrição dos processos requeridos para o término ou fim do que se pretende ou se está a fazer, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos num cronograma das actividades. E os principais processos desta gestão são: Definições das actividades; Sequência das actividades; Estimativa de recursos das actividades; Estimativa de duração das actividades; Desenvolvimento do cronograma; e Controlo do cronograma (alterações efectuadas no cronograma). Podemos encontrar estes processos em várias nos lares, intituições partidárias, empresariais, namoro, busines, igrejas, ONG´s, universidades, hospitais, administrações, entre outras repartições.
No mundo de negócios e empresas recheadas de produtos, vendas e lucros, o tempo é é visto como recurso mais escasso que permite a eficiência e eficácia dos factores de produção. E no âmbito da gerência ou administração de projectos, quer pessoal, quer colectiva, esta gestão implica um conhecimento, habilidades e técnicas eficientes e eficazes na elaboração das actividades para atingir um conjunto de objectivos num certo prazo, com um certo custo e qualidade através dos recursos humanos e técnicos. Pode-se correr o risco de adiar o sonho de ser um grande empresário por causa da má aplicação do tempo. Existem mais actividades em que é preciso ter a noção do tempo, como, os cortejos fúnebres, casamentos, actividades religiosas, políticas e culturais, estudo em grupo nas universidades, trabalho em equipe nas academias militares entre outras actividades, visto que nos dias de hoje notamos que o mundo está apressado e rodeado de diversas adrenalinas, tudo isso por causa da descarga física e mental que cada está sujeito e é obrigado de efectuar. E cabe as pessoas que estão na frente destas actividades lembrarem-se que para além do que se está a realizar existem outras coisas para se realizar, daí que ninguém pode ficar refém ou preso pela má gestão do tempo. E a boa gestão do tempo é quando o indivíduo satisfaz as suas necessidades mediante o pouco ou o muito tempo que a vida lhe proporciona.
Só assim é que estaremos a pôr em prática a célebre frase de um dos fundadores da economia política, o economista Adam Smith “o trabalho é a fonte real do valor”; o economista queria salientar neste princípio de que a sociedade só valoriza todo e qualquer cidadão que trabalha, porque com o trabalho o agente económico “o cidadão” contriubui na economia de mercado do seu Estado através dos descontos da Segurança Social, o IRT entre outros descontos. O contraste deste princípio é que quem não trabalha e por agravante é marginal este indivíduo é fútil na sociedade moderna.
A par de toda esta abordagem a volta da má gestão do tempo surgem-nos várias inquietações e que nos levam a pensar seriamente que é preciso evitar dizer as pessoas que eu não tenho tempo para nada e nem sequer para mim. E quando isso acontece, a melhor resposta para se dar a alguém que diz não ter tempo, consiste em arranjar alternativa para este tempo, já que a solução não depende de ti (…).

1 comentário:

  1. Obrigado por teres feito o blog, ajuda bué o pessoal!!!
    Continua assim k vais bem
    Bjinhos e toca a economizar!!!
    Estudante de "DIREITO" 1ºAno
    Pós-Laboral, UKB

    ResponderEliminar