sábado, 10 de janeiro de 2015

COMO ULTRAPASSAR UMA DECEPÇÃO?

A decepção é um sentimento tão frustrante, talvez seja das sensações que mais entristece, bloqueia, empobrece, desvirtualiza, etc; impede de continuar a viver toda e qualquer pessoa, daí a célebre frase que carrego comigo diariamente “a morte é uma certeza mas ninguém quer ser o primeiro a morrer”. A par desta noção de decepção, surge-me uma outra inquietação: porque é que nos decepcionamos com uma pessoa, com um acontecimento, com uma situação, com a vida? A resposta não foge muito deste dizer: é natural que isto aconteça porque a vida tem destas coisas.
A decepção muitas vezes bate a porta quando criamos tantas expectativas a nossa volta e se o resultado for frustrante, inesperado, turbulento, assustador, arrasador estamos perante a decepção (…), ansiedade, emoções, etc.
E o mundo que nos rodeia não tolera a insatisfação, tristeza, uma criança animada, sorriso, alegria, moda, adrenalina, sexualidade, droga, etc. A decepção é algo muito forte (…). São momentos marcantes, frustrantes, dolorosos, mas é preciso ultrapassar e não se deixar levar pela decepção (…), é preciso ganhar forças e levantar (…).
No contexto africano, a decepção é o dia-à-dia de muitos tudo por causa do índice elevado de pobreza, doença, morte, analfabetismo, branqueamento de capitais, manipulação, falsos profetas em muitas regiões. E o remédio ou a alternativa de como ultrapassar estes problemas passa necessariamente pela consciencia de cada um, como amar-se a si mesmo, e a solidariedade, como amar o próximo. Outro dado interessante perante esta situação, é ter a noção da ocupação; ou seja, ocupar os tempos livres fazendo leituras, ir a igreja, cinema, gelado,  namorar, assistir a uma partida de fotebol,  fazer boas amizades, conversas construtivas, entre outras adrenalinas, no sentido de evitar cometer loucuras imagináveis que possam dificultar a sua vida. Ter a ideia de que a vida tem momentos bons e maus, e a intenção é pautar sempre para o bom momento e não apoquentar com o mau momento partindo do princípio de que na vida todos os problemas têm solução, tarde ou cedo.
Na minha opinião, a decepção é ruim para todos mas acho que todos nós deveríamos de ter uma decepçãozinha na vida porque só desta maneira aprendemos com os nossos erros. A verdade também seja dita, é duro ficarmos decepcionados com alguma coisa (…). Mas temos de enfrentá-la e não virar-lhes as costas (…). Consultar um psicólogo, sociólogo, sacerdote, pastor, um membro mais velho da família, o parceiro ou parceira, ou mesmo um outro especialista que domina o assunto da decepção, é um excelente caminho andado para a resolução dos problemas pessoais ou familiares. Mas é fundamental saber que as decepções também são importantes para aprendermos a viver em comunidade, ontem, hoje e amanhã, visto que a mundividência é cada vez mais dinâmico e competitivo e nunca nos esquecermos dos outros, desde que este que este respeite a sua liberdade e mostre a disponibilidade de crescer, aprender, como manda a lei da natureza (…). E evitar no máximo possível apontar o dedo a outrem como actores principais dos seus problemas, antes ir ao fundo da problemática, ver os prós e contras, abrir-se com a pessoa mais próxima de ti, porque muitas vezes o problema és tu e não o outro, excepto aqueles casos que tu tens dados palpáveis de que o teu problema é o resultado dos factores externos (os insultos, a traição, a corrupção, a infidelidade, o abuso de confiança, o clima, o abuso de poder, quer político, quer religioso, etc.).
Caro leitor, a par do que se abordou, reflicta na seguinte equação: Posicionamento + a falta de autodomínio x a falta de ocupação mental e física = Decepção. Bem aja.


Benvindo Luciano, Docente Universitário

2 comentários:

  1. Bom, está provado que a decepção reduz os níveis de produção e desempenho de grupo de funcionários ou pessoa singular. É consequência de conceitos preestabelecidos como modelo de avaliação ou grau comportamental deste grupo ou daquela pessoa, sendo como resultado do desvio da regra, mau estar e muitas vezes rotúra na relação dos intervenientes. em minha opinião a nossa sociedade angolana actual precisa aprender a desaprender conceitos supérfluos transmitidos de geração em geração, bem como reconhecer nos outros características humanas susceptíveis a erros e crescimento. e que o crescimento e o reconhecimento neste âmbito passa muitas vezes em ampliar o saber e cultivar a compaixão, para progressivamente aceitarmos a diferença e encarar os motivos das decepções como falhas humanas superáveis facilmente com o conhecimento íntegro da própria vida em sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos dias de hoje o numero de decepções que cada individuo sofre, são cada vez mais constantes, isto a meu ver deve-se ao caso das expectativas que depositamos a outrem, por vezes esperamos que os outros façam por nós aquilo que nós faríamos por elas,sem ter em conta que cada um tem a sua personalidade.
      por outro lado,nós mesmos pedimos aos outros que confiem em nós,quando a prior já sabemos que não somos capazes de cumprir com as nossas promessas, ou tão pouco temos vontade de cumpri-las.
      uma coisa é certa,uma vez decepcionado, a pessoa dificilmente volta a confiar.
      é assim na vida profissional e pessoal,cabe a cada um rever seus conceitos e ter em mente que cada acção tem uma reacção.

      Eliminar